terça-feira, 25 de março de 2014

João Paulo Rodrigues: solidão em Lisboa

João Paulo Rodrigues: solidão em Lisboa

A preparar a mudança da família para a capital, o apresentador adapta-se à nova rotina e sofre de saudades: “Vou sobrevivendo...”

Nasceu em Lisboa, passou por Moçambique, mas foi no Norte do País onde viveu grande parte da sua vida. Agora, a vida de João Paulo Rodrigues sofreu uma reviravolta e o “menino de ouro” da SIC está a adaptar-se a uma nova rotina. Uma rotina cheia de regras, horários, reuniões e... sem a família por perto. Vive sozinho num hotel de luxo, no centro de Lisboa, e pouco mais faz além de trabalhar, o que lhe ocupa os dias inteiros.

“Acordo às 6.30 horas, vou para a SIC e começo o dia com uma reunião de alinhamento”, explica o apresentador à revista Maria. Fica no ar das 10 às 13 horas e ainda tem um longo dia de trabalho pela frente. “Depois do programa fazemos uma reunião de balanço e de preparação para o dia seguinte. Duas vezes por semana ainda gravo os sketchs”, avança o mesmo, que, a par do programa das manhãs da SIC, ainda se divide com os espetáculos de humor que tem aos fins de semana.

 Não lhe sobra muito tempo, mas quando sobra, aproveita para estudar e descansar no hotel. Aliás, é “o esforço intelectual” deste novo projeto que o desafia. “Eu falo de tudo, desde finanças a saúde e até de temas de social em que não estava tão familiarizado, mas quando não sei, também me calo”, brinca. Se no trabalho, o artista está cem por cento realizado, na vida pessoal nem por isso. São as saudades da mulher, Juliana, e da filha, Rita, de três anos, a viverem no Norte, que têm deixado João Paulo Rodrigues mais triste. E ele não esconde. “As saudades não se gerem... Vou sobrevivendo, não dá para gerir. Elas também sofrem, obviamente...”, lamenta. Uma dor que está a poucos meses de terminar. É que a família prepara-se para fazer a mudança nos próximos meses, tal como a revista Maria já tinha avançado na edição 1843. A ideia era a mulher terminar de lecionar este ano letivo para poder transferir-se com a filha para a capital, já neste verão.

Casa arrendada

Um mês após aceitar o convite de Júlia Pinheiro e de ter-se mudado de armas e bagagens para Lisboa, João Paulo Rodrigues vai, finalmente, poder respirar de alívio ao juntar a família perto dele. “Já arrendei casa cá em Lisboa”, confidencia à revista Maria o apresentador da SIC. João Paulo meteu mãos à obra e, segundo ele, a mulher “só escolheu o sítio. Eu fui vendo as casas e lá decidi”. Cauteloso, o apresentador decidiu arrendar em vez de comprar o novo espaço do clã: “Comprar? Não... Vou arrendar, não sei a minha vida amanhã...”
 Assume-se um “pai e marido preocupado” e não esquece as suas origens humildes, por isso, gosta de dar pequenos passos e não se deixar deslumbrar com o mundo encantado da fama. Aliás, foi mesmo por querer ganhar algum conforto que acabou por trocar a TVI pela SIC. “Mais do que a estabilidade financeira, é a estabilidade emocional que me interessa. Tenho um contrato, é uma estabilidade diferente da que tinha na TVI. Agora, existe um vínculo e uma certeza de continuidade”, desabafa o mesmo.

Sem comentários:

Enviar um comentário